Fonte da Imagem: projectnursery.com
A escolha do enxoval para o quarto – seja de bebê ou de criança maior – vem acompanhada de muitas dúvidas: Tem que usar as mesmas cores dos elementos do quarto? Pode misturar estampas? Pode usar cores diferentes da cartela de cores do quarto?
Separei algumas dicas para te ajudar nesse momento e tornar a definição do enxoval um momento divertido e sem angústias:
- Escolha das cores:
No círculo cromático você irá encontrar as melhores combinações de cores de acordo com o seu objetivo. Você pode criar um visual original mas com pouco contraste se escolher as cores análogas (cores vizinhas que estão dos dois lados de cada “família” – exemplo: azul + roxo, laranja + amarelo) ou criar um visual mais despojado e criativo com alto contraste se usar as cores complementares (cores opostas no círculo cromático – exemplo: laranja + roxo, verde + vermelho).
Fonte da imagem: fortfix.com.br
Amarelo e verde são cores vizinhas no círculo cromático e a adição da cor rosa trouxe um toque de originalidade ao quarto:
Fonte da Imagem: thedesignfiles.net
Outro exemplo com amarelo e verde, mas dessa vez em tons suaves e com um toque de preto e cinza:
Imagem: Projeto Decor Petit | Enxoval Pilulito
Você também pode usar as mesmas cores presentes no quarto (papel de parede, pintura, móveis) para o enxoval e, assim, criar um visual mais harmônico e suave.
Fonte da Imagem: studiodiy.com
Imagem: Projeto Decor Petit | Enxoval Pilulito
2) Mistura de estampas:
Vale misturar estampas para deixar o visual mais despojado! Se você quiser coordenar duas estampas use a mesma linguagem para que elas coordenem entre si: geométrica, listras, florais etc.
As estampas da roupa de cama da foto abaixo são bem parecidas e, apesar de cores diferentes, cria um visual harmônico:
Fonte da Imagem: theinteriorsaddict.com
Imagem: Projeto Codecorar Petite | Enxoval Pilulito
Se for misturar diferentes tipos de padrões aí vale apostar em uma cor em comum para fazer um link entre as estampas. Na foto abaixo o vermelho e branco estão presentes tanto nas listras quanto nos corações:
Fonte da Imagem: washingtonpost.com
Imagem Projeto La Na Teka |Enxoval Pilulito
No quarto da foto abaixo os tons terrosos fazem a conexão das estampas:
Fonte da Imagem: projectnursery.com
3) Atenção aos detalhes:
Se você prefere um visual mais clean ou tem medo de cansar de estampas e muitas cores, o ideal é apostar nos detalhes! Os rolotês, pompons, laços, viés e até mesmo almofadas pequenas podem ter cores mais vibrantes para dar aquele tchan na roupa de cama e ainda assim deixar o visual geral mais neutro:
Fonte da Imagem: mydomaine.com
Fonte da Imagem: thestyledpress.com
Imagem e enxoval: Pilulito
Este artigo foi escrito por Izabella Penna
Izabella Penna Escabeche é arquiteta graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais / 2007 e já trabalhou em renomados escritórios, multinacionais e construtoras de Belo Horizonte e São Paulo.
Após o nascimento da sua filha Stella em 2016 apaixonou-se de vez pelo universo das crianças. E foi então que decidiu focar seu trabalho em projetos de arquitetura de interiores para ambientes infantis.
Cada projeto é único e personalizado de acordo com as demandas e gostos dos clientes e sempre com uma pitada de cor, alegria e diversão!
Contato: decorpetit.net